Isolamento vertical, horizontal ou nenhum?

I

Hoje todo mundo é especialista em economia, infectologia e gestão de saúde. Todos têm uma ideia formada do que deve ser feito, mas isso é baseado na sua experiência pessoal e real necessidade do que em fatos. Então vamos aos fatos:

Covid-19 - Coronavírus Segundo o Ministério da Saúde, o coronavirus - Covid19, é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

covid19

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

(Ministério da Saúde)

Agora que já sabemos do que se trata, vamos entender os isolamentos e o porquê da necessidade deles.

ISOLAMENTO HORIZONTAL

É o que estávamos fazendo desde então. Todos em casa.

ISOLAMENTO VERTICAL

Só pessoas infectadas ou de risco (idosos e portadores de doenças crônicas)


Para que serve, afinal, o isolamento?

O isolamento se tornou necessário, para evitar a contaminação em massa, pois o sistema de saúde não comporta (hoje nem os casos rotineiros) uma demanda enorme de casos. O fato é que TODOS temos a possibilidade de contaminação, mas que não seja TODOS ao mesmo tempo, para que o sistema de saúde suporte o atendimento aos necessitados.

Ainda não temos dados suficientes para garantir que só pessoas com idade avançada ou com doenças crônicas correm risco de morte ou necessidade de internação.

Sabemos pouco a respeito desta pandemia, e os dados vão sendo inseridos ao passar dos dias e dos acontecimentos. O isolamento não é para que ninguém pegue a doença, mas que não pegue ao mesmo tempo.

ECONOMIA

Logicamente, esse isolamento trará consequências econômicas, pois o dinheiro para de circular. Pessoas são demitidas. Empresas podem falir.

Porém, é do GOVERNO a obrigação de prever tais incidentes e evitar que a falta de produtos básicos para todo brasileiro que necessitar e um programa de ajuda aos empresários.

Nessa roubalheira que vivemos desde sempre, nunca se pensou numa situação dessa, e não se criou uma estratégia. Esse é um fato.

COLAPSAR O SISTEMA DE SAÚDE OU O SISTEMA ECONÔMICO

O ideal é que não fosse nenhum dos dois, porém, nesse momento é crucial que as pessoas tomem consciência do que é necessário fazer para não ser um peso a mais para nenhum dos dois sistemas.

"a fome mata 25 pessoas por dia no Brasil" 

Nossa, como as pessoas ficaram preocupadas com isso nesse momento. Mata até hoje e esse quadro não vai mudar se não for criada uma política pública e social para isso, e agora que estão vendo isso?

A questão agora é: Nosso sistema de saúde comporta a infecção em massa se todas as pessoas, fora do grupo de risco, voltarem a trabalhar?

"os frentistas, o pessoal da farmácia, do mercado podem né, seu egoista"

Affeeeee...

Amores meus, TODOS nós temos  a "chance" de nos contaminar, mas NÃO DE UMA VEZ SÓ. São poucas pessoas e não toda a população procurando ajuda no SUS, SE contaminados forem.

Quanto maior o número de pessoas em circulação, maior a chance de aumentar o número de contaminados DE UMA SÓ VEZ. Sabendo disso, cabe a cada um de nós fazer a escolha que for melhor para a sociedade no momento. Qual a sua?

LEMBRE-SE

Sendo qual for a sua, continue lavando as mãos constantemente, higienize todos os produtos que levar para casa, proteja seus idosos e pessoas de alto risco, e mantenha a distancia de 1,5m a 2m das pessoas na rua.

 Roberta Fioravante

Roberta Fioravante

Roberta Fioravante

Psicanalista, Hipnotista, Terapeuta Holística especializada em comportamento humano e linguagem corporal.
  • +55 21 96634-8449
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Direitos Autorais Reservados - 2020 - Toda a forma de reprodução deste conteúdo é proibida.