O seu corpo traduz o que seus pensamentos falam e vice versa
Se nós vemos uma pessoa cabisbaixa, andando na rua, a primeira impressão é de que ela está triste, não é? Pois é, assim também interpreta nosso cérebro, quando estamos com posturas que demonstram insatisfação, tristeza, angustia.
Quando nos encolhemos, quando abaixamos nossa cabeça olhando o chão, quando nos prostramos diante de situações, nosso cérebro faz sinapses coerentes com a nossa postura.
Mas e se nós, quando pensamentos ruins aparecerem, mudarmos a nossa postura física, isso interfere nos nossos pensamentos e no nosso emocional?
LÓGICO QUE SIM!
PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES, é assim que funciona nosso cotidiano e nós podemos interferir nisso, de acordo com a nossa vontade.
Vamos fazer um exercício rápido e experimentar como isso funciona:
1) Fique em pé
2) Erga o queixo e levante a cabeça
3) Coloque as mãos na cintura (como os super-heróis)
4) Agora, nessa posição, tente pensar em algo ruim.
Impossível, não é?
Agora vamos fazer o contrário:
1) Sente-se no chão
2) Abrace suas pernas (como se fosse posição fetal)
3) Mire seu olhar no chão
4) Agora pense em coisas boas.
Também acredito que tenha sentido uma certa nostalgia, o que impede pensamentos bons aparecerem, pois eles gerariam sentimentos que contradizem sua postura corporal.
Estes simples exercícios servem para que você experimente e sinta como sua postura corporal interfere nos seus pensamentos, sentimentos e ações.
Se você quer quebrar padrões nocivos de comportamento, comece com sua postura, adote uma postura coerente com o emocional desejado, e você vai começar a criar novas sinapses (conexões neurais), mudando radicalmente seu comportamento diante das adversidades.
Só cuidado para não parecer petulante diante dos outros, pois a postura de mãos na cintura é bem petulante (e ótima para nos sentirmos empoderados).
Faça isso SEMPRE e nos conte sua experiência.
A intenção é de que se sinta bem e no controle, pois assim você pensará melhor e se tornará pró ativo.
Coisas tão simples e que são magia pura!